Na ocasião, o campeão do mundo foi amparado pela Associação dos Campeões Mundiais, sob o comando de Marcelo Neves, filho do grande Gylmar dos Santos Neves, seu companheiro na campanha gloriosa de 1958. A luta foi tanta pelo reconhecimento dos velhos campeões que até se conseguiu um prêmio de 100 mil reais e uma aposentadoria permanente. Hoje, seis jogadores da campanha de 1958 estão vivos: Dino Sani, Mazzola, Moacyr, Pelé, Pepe e Zagallo.
"Recentemente, liguei para o Marcelo. A ligação estava ruim, estava chovendo e eu entendi que a associação nem existe mais", conta Moacyr.
Na verdade, Marcelo Neves declarou que há quatro meses não consegue patrocinadores para as promoções que visam ajudar os velhos campeões de 58 e 62 porque a CBF não tem credibilidade. "Diante de tantos escândalos, ninguém quer patrocinar qualquer projeto. E também a nova direção da CBF não mostrou o menor interesse na causa dos jogadores com necessidades financeiras".
Com relação à aposentadoria que recebia pelo INSS, Moacyr diz que estão pedindo novos documentos e fazendo perguntas que ele acha que são descabidas. "Estão me pedindo novos papéis. Se eu tenho casa, se eu tenho carro, uma confusão tremenda. Eu vivo no Equador há 54 anos e recebo papéis onde se pergunta se eu tenho casa no Brasil".
A reclamação chega ao mesmo tempo em que o INSS vive uma crise. Existe uma fila de dois milhões de pessoas em busca de benefício e o Governo Federal tenta arrumar meios para fazer as análises devidas em cada processo - incluindo retirar 7.000 militares da aposentadoria para trabalhar em agências da Previdência. Essa demora é fruto das revisões pelas quais passam os pensionistas por ordem do Governo Bolsonaro — as perguntas a que seu Moacy vem respondendo são parte desse processo.
Segundo a Lei dos Campeões Mundiais, todos os atletas vivos das campanhas de 1958, 1962 e 1970 têm direito a aposentadoria desde que não tenham rendimentos superiores ao teto da Previdência — que hoje está em R$ 6.101,06. O INSS paga um salário que permita aos que se enquadram neste perfil chegarem ao valor máximo permitido.